quinta-feira, 30 de abril de 2009

A Lenda do Reagge - Bob Marley

Breve Resumo:
Robert Nesta Marley mais conhecido como Bob Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945 em Saint Ann na Jamaica.
Foi cantor, guitarrista e compositor e o artista de reagge mais reconhecido em todo o mundo.
Marley foi casado com Rita Marley (Alpharita Constantia Marley Anderson) com quem teve quatro de seus doze filhos, sendo que dois deles foram adotados.
As origens:
Marley foi filho de Norval Marley um militar inglês branco que engravidou sua mãe Cedella Booker de apenas 18, chegaram a se casar, contudo no dia seguinte ao casamento Norval abandonou a mulher e volta para a Inglaterra não deixando de dar apoio financeiro a mulher e ao filho.
Após a morte de Norval, Cedella e o filho se mudam para Trenchtown uma favela jamaicana onde Marley passa a ser provocado pelos negros locais devido a sua baixa estatura e ao fato de ser mulato.
Carreira:
Bob começou sua carreira musical com o Ska ritmo muito comum na Jamaica para só depois passar aos poucos para o reagge.
Ficou mais conhecido pelo seu trabalho ao lado da banda The Waillers que incluia entre seus componentes Bunny Wailler (Bunny Livingston) e Peter Tosh.
Quase todo o trabalho inicial de Marley foi feito no Studio One por Coxsonne Dodd, porém a relação dos dois se desgasta devido a pressões financeiras.
Então pelas mãos de Lee "Scratch" Perry (Rainford Hugh Perry) Marley faz o que é considerado por muitos o seu melhor trabalho.
Através de uma gravadora mais influente ele lança o disco que lhe dá reconhecimento internacional "No Woman, No Cry" em 1975.
Atentado:
Em 1976 dois dias antes de um show gratutito organizado pelo então primeiro ministro jamaicano Maicon Manley, Marley junto a sua esposa Rita e o empresário Dom Taylor sofrem um atentado a tiros na residência de Bob.
Bob teve ferimentos leves no braço e no toráx, Taylor levou boa parte dos tiros na perna e no dorso já Rita foi internada com um ferimento na cabeça.
Marley sempre teve convicção de que o atentado foi motivado por opositores de Manley que acabaria eleito isso no entanto nunca foi confirmado.
Convicçãos Politícas e Religiosas:
Marley influenciado por sua esposa Rita tornou-se seguidor do Rastafarí seno então ensinado por Mortimer Planno.
Bob ficou conhecido como disseminador da religião, um missionário melhor dizendo já que em suas canções passou a pregar a paz e a irmandade entre todos.
Antes de morrer foi até mesmo batizado pela igreja ortodoxa da Etiópia numa tentiva frustrada de se curar do cancêr já espalhado em seu corpo, na ocasião fora batizado com o nome de Berhanie Selassie.
O Cancêr:
Em 1977 Marley descobriu um ferida no dedão do pé direito que fora adquirida numa partida de futebol em Londres, a ferida não cicatrizava e posteriormente sua unha caiu.
Só após esse fato foi feito um diagnóstico mais correto que revelou que Bob sofria de um cancêr de pele (Meloma maligno) que fora desenvolvido na unha do astro do reagge.
Marley foi então aconselhado a amputar o dedo, mas devido a fé na religião rastafarí ele se negou a isso, ele se preoucupava não só com o fato de que na religião rasta é proibido amputar qualquer parte do corpo seja o dedo ou uma de suas tranças, além disso a cirurgia atrapalharia sua dança em um momento que sua carreira estava no auge.
Com o tempo o cancêr se espalhou para o cerébro, pulmão e estomâgo.
Durante sua turnê nos Eua,Bob fazia um corrida no Central Park quando desmaiou e descobriu que não conseguiria manter a grande turnê agendada.
Decidiu procurar ajuda em Munique com o contestado médico Josef Issels, tentou por vários meses a cura mas foi em vão.
A morte do mito:
Bob desejava passar seus ultimos dias em sua terra natal, mas a doença se agravou mais ainda durante o voo de volta da Alemanha e Marley foi internado as pressas em Miami.
Até que no dia 18 de Maio de 1981 aos 36 anos a maior lenda do Reagge Mundial faleceu no hospital Cedars of Lebanon.
O sepultamento:
Marley foi sepultado em uma capela em Nine Mile com honrarias dignas de um chefe de estado, junto com ele foram enterradas suas guitarra e uma biblía.
Um fato curioso e que as tranças de Bob haviam caído pouco antes de sua morte e para seu funeral foram coladas em sua cabeça para que seus fãs vissem o primeiro pop star do terceiro mundo como sempre viram como o mito que é.